Sintomas de garganta inflamada

Sintomas de garganta inflamada

Uma dor de garganta soa genérica o suficiente, mas os sintomas que você sente podem variar dependendo do motivo  da própria dor de garganta. Além da dor padrão e irritação, os sintomas de garganta inflamada às vezes também incluem dificuldade em engolir e inchaço, entre outras coisas.

Na maioria das vezes, os sintomas de garganta inflamada desaparecem por si mesmos dentro de um dia ou dois, mas podem persistir. E enquanto muitos podem simplesmente ser indesejados, outros – como febre alta ou erupção cutânea – indicam que você deve procurar atendimento médico.

Sintomas de garganta inflamada

Os sintomas de garganta inflamada que você tem com dor de garganta dependem da causa. O desconforto na garganta pode tomar essas formas:

  • Dor que geralmente é pior quando você fala ou engole
  • Dificuldade em engolir
  • Glândulas inchadas ou amígdalas
  • Voz rouca; dificuldade em falar
  • Infecções respiratórias ou drenagem nasal na parte posterior da garganta são as causas mais comuns de dor de garganta. Com eles, é provável que você tenha um ou mais desses sintomas junto com uma dor de garganta:
  • Tosse, espirros, congestão nasal e drenagem nasal
  • Febre
  • Corpo dolorido
  • Uma dor de cabeça
  • Náusea ou vômito (em crianças)

Sintomas de garganta inflamada raros

Em crianças pequenas, o sangue pode ser visto em secreção nasal ou fleuma, se presente. Bolhas na garganta, mãos e pés podem ser observadas se uma criança tiver dor de garganta devido ao vírus Coxsackie, levando ao seu nome comum de doença da mão, pé e boca.

Mais comum no verão e no outono, esse vírus geralmente apresenta febre mais alta e mais dificuldade em engolir; seu filho também pode parecer mais doente do que com um resfriado típico.

Dificuldade em respirar ou engolir pode sinalizar que você está desenvolvendo epiglotite ou tendo uma reação alérgica mais grave. No caso de uma dor de garganta devido a alergias, você pode ter sinais mais graves de asma com maior dificuldade em respirar.

Se você está desenvolvendo anafilaxia devido a uma reação alérgica, o desconforto na garganta pode ser acompanhado de urticária, inchaço da língua e garganta e pressão arterial baixa, além de dificuldade para respirar.

Um nódulo no pescoço que não é devido a glândulas inchadas pode ser um sinal de que a dor de garganta pode ser devido ao câncer de laringe. Dor de ouvido também pode ser um sinal de um tumor, como é a perda de peso inexplicável e alterações na sua voz. Se a sua dor de garganta não desaparecer e você tiver algum destes sinais, deverá consultar o seu médico. Mas lembre-se, o câncer de laringe é raro.

Complicações

Algumas complicações potenciais são causadas pela própria dor de garganta, enquanto outras estão relacionadas a causas de dor de garganta.

Quando você tem dor de garganta, a dor pode atrapalhar seus padrões de sono e piorar a apneia do sono. A desidratação é uma preocupação se você tiver dificuldade em engolir e não beber líquidos suficientes. Se a sua dor de garganta persistir, você também pode ter dificuldade em obter uma nutrição adequada devido à dor e dificuldade de engolir.

Se uma dor de garganta é causada por  infecções na garganta , ela precisa ser tratada com um ciclo completo de antibióticos. Se não for tratada, isso pode levar a febre reumática, danos nos rins ou abscessos das amígdalas. É importante tomar todos os antibióticos e não parar quando estiver se sentindo melhor. Se você acha que pode ter faringite estreptocócica, é necessário consultar um médico para fazer um teste de estreptococo.

Alergias que causam gotejamento pós-nasal e dor de garganta podem levar a outros problemas médicos. Você tem mais risco de desenvolver asma, o que afeta suas vias respiratórias e respiração. Você também pode estar em maior risco de desenvolver sinusite, infecções de ouvido e infecções pulmonares.

A epiglotite, inchaço da cartilagem que cobre a traqueia, pode ocorrer devido a infecções, como estreptococo,  Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae tipo B. Isso pode bloquear o fluxo de ar, exigindo tratamento de emergência.

Quando ver um médico

Você deve entrar em contato com seu médico se tiver dor de garganta e tiver sido exposto a alguém com dor de garganta. Testes rápidos de estreptococos podem ser realizados na maioria dos consultórios médicos em cerca de cinco minutos. As culturas da garganta são mais precisas, mas podem levar até dois dias para fornecer resultados.

Você também deve entrar em contato com seu médico se tiver dor de garganta e qualquer um dos seguintes sintomas :

  • Dificuldade em engolir ou dormir devido a dor
  • Dificuldade em respirar ou abrir a boca
  • Uma dor de garganta que dura mais de uma semana
  • Manchas brancas na garganta
  • Febre por mais de dois dias
  • Sangue na saliva
  • Erupção cutânea
  • Dor de ouvido
  • Uma tosse que produz muco ou tosse que dura mais de uma semana
  • Rouquidão por mais de duas semanas
  • A dor de garganta volta frequentemente

A maioria das dores de garganta é menor e não requer tratamento médico , mas uma dor de garganta pode sinalizar uma infecção ou doença mais grave. Conversar com seu médico sobre quaisquer preocupações é sempre uma boa ideia. Fique sempre atento aos sintomas de garganta inflamada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *