O que é leucoplasia na língua

O que é leucoplasia na língua

Com a leucoplasia na língua, espessamento, manchas brancas se formam na gengiva, no interior das bochechas, no fundo da boca e, às vezes, na língua.

Os médicos não sabem o que causa a leucoplasia na língua , mas consideram o tabaco – seja defumado, mergulhado ou mastigado – como o principal culpado em seu desenvolvimento.

Saiba mais sobre a leucoplasia na língua

A leucoplasia na língua geralmente não é perigosa, mas às vezes pode ser grave. Embora a maioria das manchas de leucoplasia sejam não-cancerosas (benignas), algumas apresentam sinais precoces de câncer.

Muitos cânceres no assoalho da boca – abaixo da língua – ocorrem próximo a áreas de leucoplasia. Por esse motivo, é melhor consultar seu dentista se você tiver alterações incomuns e persistentes em sua boca.

A leucoplaquia pode ter várias aparências. As alterações geralmente ocorrem nas gengivas, no interior das bochechas, no fundo da boca e, às vezes, na língua.

Leucoplasia na língua pode aparecer:

  • Branco ou acinzentado em remendos que não podem ser apagados
  • Com textura irregular ou plana
  • Espessado ou endurecido em áreas
  • Juntamente com lesões vermelhas elevadas (eritroplasia), mais propensas a alterações pré-cancerosas

Um tipo de leucoplasia na língua chamada leucoplasia pilosa afeta principalmente pessoas cujo sistema imunológico foi enfraquecido por medicamentos ou doenças, especialmente HIV / AIDS. A leucoplasia pilosa causa manchas brancas que se assemelham a dobras ou sulcos nas laterais da língua.

É frequentemente confundido com candidíase oral – uma infecção marcada por manchas brancas cremosas, que podem ser apagadas, na área que se estende da parte de trás da garganta até o topo do esôfago (faringe) e no interior das bochechas. A candidíase oral também é comum em pessoas com HIV / AIDS.

Quando ver um médico

Às vezes, as feridas na boca podem ser irritantes ou dolorosas sem serem prejudiciais. Mas em outros casos, problemas na boca podem indicar uma condição mais séria.

Consulte o seu dentista se tiver algum dos seguintes procedimentos:

  • Placas brancas ou feridas na boca que não cicatrizam sozinhas dentro de duas semanas
  • Nódulos ou manchas brancas, vermelhas ou escuras na boca
  • Mudanças persistentes nos tecidos da sua boca

Portanto, esteja sempre atento a possíveis casos de leucoplasia na língua e saiba quando procurar um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *