Como limpar ouvido entupido

Como limpar ouvido entupido

Um bloqueio de cera no ouvido pode ser um problema sério que afeta a audição ou resulta em uma infecção no ouvido. Mas, como limpar ouvido entupido então?

Não está claro por que os bloqueios ocorrem, mas acredita-se que alguns indivíduos parecem super produzir cera de ouvido. Em circunstâncias normais, o canal auditivo se “limpa”, mas há ocasiões em que o ouvido pode ficar entupido com muita cera, exigindo a ajuda de um médico para removê-lo. Por isso é importante saber como limpar ouvido entupido com cuidado.

O objetivo da cera de ouvido

A cera do ouvido (cerume) reveste o canal auditivo, protegendo a pele da água e aprisionando bactérias e outros detritos, depois expelindo-a. A cera de ouvido geralmente é benéfica e não deve ser removida.

Uma pequena quantidade de cera de ouvido pode ocasionalmente ser expelida do canal auditivo externo, e ela pode ser limpa com um pano de limpeza limpo sobre o dedo mínimo.

Sintomas de um bloqueio

Se você tiver um bloqueio de cera de ouvido, você pode ter experimentado alguns dos seguintes sintomas:

  • Perda de audição
  • Sensação de plenitude ou congestionamento no ouvido
  • Coceira
  • Zumbido ou zumbido nos ouvidos.

Um médico deve ser capaz de ver um bloqueio de cera de ouvido usando instrumentos especiais, como um endoscópio. Ele ou ela examinará seus ouvidos para determinar se há muita cera no ouvido. Este exame geralmente não é desconfortável. Além disso, ele te dirá como limpar ouvido entupido.

Como limpar ouvido entupido

Enquanto um bloqueio de cera de ouvido geralmente não é considerado uma emergência médica, é melhor tê-lo removido por um médico que tenha experiência no tratamento de distúrbios das orelhas (como otorrinolaringologista ou otologista).

Você nunca deve usar um cotonete ou objeto afiado para tentar remover a cera. Você pode empurrar a cera ainda mais no ouvido, criando ou piorando um bloqueio de cera de ouvido, ou você pode acidentalmente perfurar o tímpano. Por isso você deve saber exatamente como limpar ouvido entupido, para evitar maiores problemas no futuro.

Existem algumas maneiras diferentes e aceitáveis ​​de remover a cera do ouvido. Uma é pela irrigação da água. O médico pode usar uma seringa cheia de água morna para limpar a cera da orelha. Isso deve ser apenas um pouco desconfortável. Às vezes, deixar um pouco de água no ouvido antes de irrigar soltará a cera. Algumas pessoas se queixam de sentir-se tontas ou enjoadas durante o procedimento. Este método nem sempre é eficaz, e há uma chance de você introduzir bactérias no ouvido durante o processo.

Um médico pode optar por remover a cera usando uma cureta ou uma colher de cerume. Uma cureta parece uma pequena colher com uma longa alça. Com a ajuda de um endoscópio ou microscópio, para que ele possa ver o que está fazendo, o médico usa a cureta para retirar o excesso de cera do ouvido. Isso é feito no consultório do seu médico. Na maioria das vezes isso é confortável e muito eficaz. Algumas fontes citam isso como o melhor método para a remoção de cera de ouvido.

A ovoscopia deve remover a cera da orelha, mas estudos mostraram que esse método não é apenas ineficaz, mas potencialmente perigoso. Isso geralmente é feito com um cone de tecido longo. A ponta pequena é inserida no ouvido e, em seguida, uma chama é usada para retirar a cera. O FDA adverte contra a ovoscopia por causa do risco de queimaduras.

Um kit de aspiração é outro método de tratar um bloqueio de cera no ouvido. Esses chamados kits do tipo “faça você mesmo” podem ser caros e não se mostraram eficazes.

Prevenção de um bloqueio

Lipolotion Ceridal, uma loção que você esfrega para tratar a pele seca , pode ser usada para prevenir um bloqueio de cera no ouvido.

Algumas fontes também recomendam usar algumas gotas de óleo de bebê limpo ou azeite no ouvido 3 ou 4 vezes por semana. Coloque as gotas em uma orelha , deixe o óleo descansar por alguns minutos e, em seguida, deite-se sobre uma toalha limpa para permitir que o excesso de cera se esgote. Quando terminar, trate a outra orelha.

Isso não deve ser feito se você tiver ou suspeitar que tenha um tímpano rompido. Se isso não funcionar, talvez seja necessário consultar seu médico regularmente para remover a cera. Portanto, antes de fazer qualquer loucura, procure ajuda para saber como limpar ouvido entupido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *