Como curar osteoporose

Como curar osteoporose

Osteoporose significa literalmente “ossos porosos”. Um fato assustador sobre a osteoporose é que a doença geralmente é “silenciosa”, desenvolvendo-se ao longo de muitos anos, mas passando despercebida. Por isso é importante saber como curar a osteoporose.

Para muitas pessoas, a osteoporose não causa nenhum sintoma ou desconforto óbvio (você não pode “sentir” os seus ossos enfraquecidos) até que, eventualmente, a pessoa afetada sofra uma fratura óssea.

Sendo assim, como curar a osteoporose? Os tratamentos naturais de osteoporose que podem ser altamente eficazes incluem fazer exercícios suficientes (especialmente fazendo treinamento de resistência), tratar desequilíbrios hormonais, prevenir a deficiência de vitamina D  e comer uma “dieta de osteoporose”.

Sua dieta desempenha um papel crítico na saúde dos ossos, porque determina se você está obtendo proteína suficiente e vitaminas e minerais essenciais – especialmente cálcio , magnésio, fósforo e manganês –  que desempenham um papel na formação óssea.

O que é osteoporose?

A osteoporose é definida como uma doença óssea que ocorre quando o corpo perde muito osso, faz pouco osso ou ambos. A osteoporose é geralmente observada em mulheres com mais de 50 anos, embora mulheres e homens mais jovens também possam desenvolver esta condição. Estima-se que cerca de uma em cada duas mulheres (50 por cento) e até um em cada quatro homens (25 por cento) com mais de 50 anos irão quebrar um osso em algum momento devido à osteoporose.

Quando vistos sob um microscópio, os ossos osteoporóticos visivelmente contêm estrutura de tecido anormal. A osteoporose ocorre quando pequenos buracos ou áreas enfraquecidas são formadas nos ossos que podem levar a fraturas ósseas (ossos quebrados), dores ósseas e outras complicações, como a corcunda de uma viúva (uma curvatura externa anormal das vértebras torácicas da parte superior das costas, causando a aparência de uma corcova).

Sinais e Sintomas da Osteoporose

Quão “sério” é a osteoporose em termos de sintomas e consequências a longo prazo? Esta condição não deve ser tomada de ânimo leve, pois os ossos fracos e quebrados podem ser difíceis de tratar e lidar. Sendo assim, você deve saber como curar osteoporose.

Quebras ósseas, ou cirurgias necessárias para fixar ossos fraturados, também podem, às vezes, causar complicações fatais e incapacidade permanente em idosos. As quebras, como as decorrentes de quedas ou escorregões, também podem limitar a mobilidade e a independência, levando a problemas emocionais, como desesperança e depressão

Diagnóstico de osteoporose

Os médicos normalmente diagnosticam pacientes com osteoporose usando um teste de densidade mineral óssea (DMO). Para realizar um teste de DMO, uma máquina especial mede a quantidade de mineral ósseo que está presente em certas áreas do osso, geralmente aquelas localizadas nos quadris, coluna, antebraços, pulsos, dedos ou calcanhares. Uma absorciometria por raios-X de dupla energia (varredura DEXA) é uma maneira comum de se realizar um teste de DMO.

Outros testes que podem ajudar a confirmar um diagnóstico incluem o histórico médico de um paciente, a realização de um exame físico, urina e exames de sangue para diagnosticar condições subjacentes, testes de marcadores bioquímicos, raios-x e avaliações de fratura vertebral (AGVs). Um dos motivos pelos quais o seu médico pode suspeitar que você perdeu massa óssea é se a sua altura diminuiu, uma vez que isso geralmente ocorre devido a pequenas fraturas que se desenvolvem na coluna.

Qual é o prognóstico para alguém com osteoporose? Por exemplo, quanto tempo você pode viver com osteoporose? A osteoporose por si só não é uma ameaça à vida, por isso é definitivamente possível viver muitos anos com a doença, se você tomar medidas para retardar a sua progressão. Por exemplo, realizar exercícios diários de sustentação de peso pode ajudar a construir massa óssea gradualmente e diminuir o risco de complicações com a idade.

Quanto tempo a osteoporose leva para cicatrizar? A menos que alguém tenha um caso grave de osteoporose, a baixa densidade óssea pode geralmente ser estabilizada ou mesmo melhorada. Isso leva pelo menos seis a 12 semanas e, às vezes, até mais.

Mas, mesmo com o tratamento (incluindo medicamentos), a massa óssea geralmente não retorna ao normal após alguém ter sido diagnosticado com osteoporose. O objetivo é impedir que os ossos fiquem ainda mais fracos e evitar quedas, quebras e acidentes.

Como curar osteoporose

O tratamento convencional da osteoporose geralmente envolve o uso de medicamentos, exercícios e mudanças na dieta. Há um número de medicamentos diferentes disponíveis que podem ajudar a parar a perda óssea, no entanto, nem todos os tipos de adequados para todas as pessoas.

O tipo de medicação que seu médico irá recomendar depende de fatores como: sua idade, sexo, história médica (por exemplo, se você teve câncer ou uma doença auto-imune) e causas subjacentes de perda óssea (como sua dieta e estilo de vida).

Tratamentos Naturais de Osteoporose

Mesmo que seja melhor se a osteoporose for diagnosticada e tratada em seus estágios iniciais, você ainda pode tomar medidas para controlar os sintomas e ajudar a impedir que a doença progrida. Abaixo estão formas de apoiar a saúde óssea e reduzir sintomas como dor e perda de mobilidade, além de como curar a osteoporose.

1. Dieta Saudável

Quais são os melhores alimentos para comer quando você tem osteoporose? Priorize a ingestão de proteínas e alimentos suficientes para fornecer nutrientes essenciais, especialmente cálcio, magnésio , fósforo , manganês e vitamina K (mais recomendações específicas podem ser encontradas abaixo).

Cerca de metade da estrutura dos ossos é feita de proteínas, portanto, uma dieta com baixo teor de proteínas não suporta a cura, assim como uma dieta rica em proteínas. No entanto, é importante equilibrar o consumo de proteína com a ingestão de minerais.

Quanta proteína você deve comer diariamente? A dose diária recomendada para adultos é entre 0,8 gramas por kg de peso corporal por dia, até cerca de 1,0 gramas / kg / dia. Alimentos com boa proteína incluem carne alimentada com capim, peixe selvagem, ovos e aves de capoeira, queijo e iogurte fermentados, nozes, sementes, feijões e legumes.

2. Atividade Física

O exercício é benéfico para as pessoas com osteoporose por várias razões: ele pode ajudar a construir massa óssea, melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, aliviar o estresse, reduzir a inflamação e muito mais.Quais exercícios você deve evitar se tiver osteoporose? Para ser seguro, evite todas as atividades que exigem muito salto, flexão para a frente a partir da cintura ou muita torção da coluna.

Andar e outras atividades de suporte de peso são melhores para apoiar a resistência óssea. Tipos de exercícios que são mais recomendados para pessoas com baixa densidade óssea incluem:

  • caminhada rápida (uma esteira pode ser melhor para evitar quedas)
  • natação
  • ioga
  • Pilates

Você pode usar uma cadeira, parede, bandas, pesos leves e tubos para ajudá-lo. Mesmo formas mais suaves de exercício são úteis; alguns estudos mostraram que os adultos que praticam tai chi têm uma redução de 47% nas quedas e 25% na taxa de fratura de quadril daqueles que não o fazem.

Se você sentir dor e dor por mais de um ou dois dias após o exercício, este provavelmente não é o tipo certo de exercício para você. Sempre fale com seu médico ou fisioterapeuta se não tiver certeza de qual tipo é melhor.

Para melhorar a densidade óssea, exercícios de musculação são essenciais. Eu recomendo o treinamento de força idealmente três vezes por semana por pelo menos 30 minutos de cada vez. É melhor fazer “movimentos compostos” que fortaleçam várias partes do corpo de uma só vez.

Exemplos de exercícios compostos incluem: agachamentos, barras e halteres, mergulhos, todos os tipos de flexões, deadlifts, pular corda e pull-ups. Se você é novo no treinamento de força e isso parece intimidante, considere trabalhar com um personal trainer ou participar de aulas de exercícios em grupo para obter ajuda.

Eu também recomendo tentar plataformas de vibração. Você fica em uma dessas plataformas por cerca de 5 a 20 minutos diariamente para ajudar a melhorar naturalmente a densidade óssea.

3. Ajude a Previr as Quedas

A National Osteoporosis Foundation estima que a cada ano cerca de um terço de todas as pessoas com mais de 65 anos vai cair, e muitas vezes isso resultará em uma fratura / osso quebrado. Aqui estão os passos que você pode tomar para reduzir o risco de cair e se machucar quando estiver em casa ou fora de casa:

  • Use um andador ou bengala, se necessário.
  • Levante-se lentamente de sentar ou deitar-se.
  • Mantenha a sua casa bem iluminada e use uma lanterna ao andar no escuro.
  • Use sapatos resistentes e confortáveis ​​que o ajudem a equilibrar (tênis, sapatos de salto baixo com sola de borracha, botas, sapatilhas em vez de saltos etc.)
  • Evite andar em mármore ou azulejos molhados, escorregadios e altamente polidos.
  • Remova todos os fios soltos, cabos e tapetes. Mantenha pisos e carpetes livres de desordem que possam fazer você viajar.

Além de tudo, consulte seu médico para saber como curar osteoporose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *