Ardência na urina: O que pode ser?

Ardência na urina: O que pode ser?

Você apenas fez xixi, mas sente que precisa voltar ao banheiro? E quando você faz xixi sente uma ardência na urina?Então, muito provavelmente, você tem uma infecção do trato urinário (ITU).

Uma ITU refere-se mais comumente a uma infecção da bexiga – a parte do seu corpo que mantém seu xixi. ITUs são muito comuns: alguns especialistas estimam que metade das mulheres sexualmente ativas terão uma UTI pelo menos uma vez na vida e, a cada ano, mais de 10 milhões de pessoas nos EUA procuram um médico para obter ajuda com uma ITU. Felizmente, as ITUs são geralmente fáceis de tratar.

O que causa uma ITU?

Uma ITU ocorre quando as bactérias da vagina ou do reto entram na bexiga e causam uma infecção. Algumas bactérias são mais propensas a causar infecções do trato urinário do que outras, mas a causa mais comum é a bactéria E. coli .

ITUs relacionadas ao sexo podem acontecer porque as bactérias são esfregadas através da abertura da uretra (o tubo que deixa o seu xixi fora da bexiga). É muito comum sentir uma ardência na urina nesses casos.

Como sei se tenho uma ITU?

Alguns dos sintomas mais comuns de uma infecção do trato urinário são queimação ardência na urina, a sensação de que você tem que fazer xixi o tempo todo, micção frequente e, ocasionalmente, sangue na urina.

Às vezes, um teste de laboratório chamado exame de urina é feito para verificar se há glóbulos brancos na urina – essa é a resposta natural do corpo a uma infecção. Quando necessário, seu médico pode enviar sua urina para um laboratório para ver se as bactérias crescem nela (conhecida como cultura de urina).

O que faço se tiver uma ITU?

Se você acha que tem uma ITU, não entre em pânico. O tratamento é fácil e você pode seguir alguns passos simples para evitar futuras ITUs. A primeira coisa que você deve fazer se tiver sintomas semelhantes aos da UTI é contatar um médico – mesmo que não tenha certeza. Uma ITU não tratada pode se espalhar da bexiga até os tubos que conectam seus rins, e as infecções renais são um problema sério. Apenas não vá lá.

Às vezes, o seu provedor pode oferecer tratamento por telefone e, às vezes, o seu provedor vai querer vê-lo pessoalmente. O tratamento usual de ITU é antibiótico por 3 a 7 dias, dependendo do tipo de antibiótico. Nota: É importante tomar todos os antibióticos, mesmo que você comece a se sentir melhor, para ter certeza de que a infecção desapareceu completamente.

Se você tiver três ou mais ITUs em um ano, seu médico poderá dizer que você tem “ITUs recorrentes”. ITUs recorrentes são comuns. Um estudo constatou que pouco mais de uma em cada quatro mulheres tiveram uma ITU recorrente dentro de seis meses de sua infecção original. Algumas coisas aumentam o risco de ITUs recorrentes , incluindo sexo frequente, novo parceiro e uso de espermicida ou diafragma .

As ITUs podem ser evitadas?

Há boas notícias se você tiver UTIs recorrentes: você pode seguir algumas etapas simples para ajudar a evitá-las. Essas sugestões não são necessariamente orientadas pela ciência, mas fazem sentido comum.

  • Depois de ir ao banheiro (número 1 ou número 2), limpe da frente para trás.
  • Evite duchas e use sabonetes com fragrância lá embaixo.
  • Não segure isso! Dirija-se ao banheiro assim que você tiver vontade de fazer xixi.
  • Se você puder, faça xixi antes e depois do sexo . Use roupas íntimas de algodão.
  • Beba muitos líquidos para eliminar bactérias – cafeína e bebidas alcoólicas não contam.

Se as etapas acima não funcionarem, converse com seu médico sobre outras opções. Seu provedor pode recomendar tomar uma dose muito baixa de um antibiótico, uma estratégia conhecida como profilaxia. Algumas mulheres tomam o antibiótico todos os dias, e algumas tomam apenas após fazer sexo, também conhecida como profilaxia pós-coito.

Tomar o antibiótico após o sexo tem maior probabilidade de funcionar se as suas ITUs estiverem relacionadas ao sexo e não algum outro fator. De qualquer forma, temos muitas pesquisas mostrando que os antibióticos são realmente bons na prevenção de ITUs e podem reduzir infecções recorrentes em até 95%.

É muito importante prevenir para que você não sinta mais ardência na urina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *